Blog Post

Os impactos do outono na agricultura

  • Por João Lucas Silva
  • 27 mar., 2023
O outono é uma estação que tem o poder de impactar a agricultura e suas culturas. Essa é uma estação transitória do tempo após o calor do verão e que antecipa o inverno, mas tem como principal característica a redução gradativa das temperaturas diárias, que passam de elevadas a mais amenas, antecipando o período frio característico que vem na sequência.

Lembrando que esse período é caracterizado por uma gradativa diminuição da luz solar, já que os dias passam a ser mais curtos do que as noites, o que influencia diretamente nas atividades agrícolas e nas plantações feitas pelos produtores.

Por isso, para que você possa preparar a sua plantação para os impactos do outono - tanto positivos quanto negativos - e para o que vem junto com a estação, preparamos um conteúdo completo sobre o tema. Confira!

Alterações nas paisagens devido ao outono

O outono é tradicionalmente conhecido pela mudança na coloração das árvores e plantas, cujas folhas assumem um tom mais alaranjado – não é à toa que é conhecido como a estação das folhas secas. Contudo, podemos observar muitas mudanças não só nas paisagens mas também nas atividades agrícolas. Podemos citar, por exemplo, o aumento dos cultivos de hortaliças, que acontecem devido às temperaturas mais amenas da estação.

Em lavouras permanentes, como o café, por exemplo, após a primavera e o verão, quando ocorre a floração e o enchimento dos frutos, respectivamente, durante o outono, é possível notar o amadurecimento desses frutos, preparando as lavouras para a colheita.

Condições do tempo devido ao outono

Por ser uma estação de transição entre o verão e o inverno, o outono apresenta características de ambas as estações, sobretudo na Região Sudeste do Brasil, que percebe mudanças aceleradas nas condições climáticas. Já na região sul, o outono é conhecido por ser uma estação de transição forte.

Além disso, uma das grandes características do outono é o aumento dos ventos e a diminuição da umidade do ar. Com isso, a ocorrência de nevoeiros e geadas pode ser comum pelas manhãs, sobretudo em regiões serranas. E pode haver a formação de nevoeiros pela manhã, além da ocorrência de geadas e, em alguns casos.

A influência do outono no clima e nas plantações é resultado da gradativa redução da luz solar diária ao longo de sua duração, com dias e noites com a mesma duração. E na medida que a estação avança e vamos nos aproximando do inverno, os dias vão ficando mais curtos e as noites mais longas.

Ocorre também, a maioria das colheitas agrícolas de grãos como a soja e o milho, de frutas como o caqui, a melancia e as tangerinas. No outono se planta adubos verdes e as culturas de inverno. E assim a estação é a transição de uma agricultura de verão para uma agricultura de inverno.

Solo mais seco devido à estiagem

Com a diminuição dos índices de chuva, o produtor rural precisa lançar mão de estratégias para manter o solo irrigado e em condições adequadas ao plantio. Uma boa alternativa para isso é a rotação de culturas, um esquema de manejo de água que, além de sustentável, reduz a erosão do solo e aumenta a produtividade.

A rotação de culturas é uma técnica que alterna o plantio de diferentes culturas em um mesmo local durante determinado período. Outro grande benefício desta prática é o controle de pragas e doenças da lavoura.

Cultivo sustentável

O produtor agrícola que deseja praticar a agricultura de conservação, o sistema de plantio direto na palha, o manejo agroecológico e a adubação verde, pode contar com espécies vegetais diferenciadas para utilização no manejo vegetativo dos agroecossistemas durante o outono.

Este é o período ideal para iniciar o “plantio direto”. Sistema tecnológico considerado como uma das maiores inovações da agricultura nos últimos cinquenta anos. Por conta das chuvas mais brandas - características da estação -, é possível realizar, se necessário, a calagem associada com uma mobilização de sistematização do solo. Assim, é recomendado um preparo final, mobilizando o solo com a finalidade de incorporar o corretivo e corrigir “cicatrizes de ocupação” como é o caso de eliminar sulcos de erosão, velhos carreadores ou “caminhos” operacionais.

Essa sistematização prepara o solo para a instalação da cultura de inverno que vai propiciar o início de uma cobertura vegetal com a qualidade tão necessária e característica no plantio direto. E como as condições climáticas do outono são muito favoráveis, é possível alcançar altos padrões de qualidade nas operações de adequação do perfil cultural do solo para receber a cobertura vegetal de forma definitiva.

Nestes sistemas diferenciados de agricultura, parte-se do princípio de que se deve reservar um período do ano, de 2 a 3 meses, para cultivar plantas pelos benefícios que trazem às lavouras e não somente no intuito de gerar uma colheita comercial.

Safra agrícola de outono e inverno

Algumas espécies vegetais são próprias para o cultivo durante o outono e inverno, especialmente na região de serra, onde, devido às exigências climáticas, são semeadas preferencialmente no período de abril a junho, podendo se estender até agosto aproveitando também o inverno.

Dentre estas espécies, podemos citar algumas como: aveia-preta, aveia-branca, azevém, centeio, ervilha forrageira, ervilhaca peluda, ervilhaca comum, nabo forrageiro, tremoço azul e tremoço branco entre outras.

Cada uma destas espécies tem suas próprias características que podem trazer inúmeros benefícios agronômicos, ambientais e econômicos às lavouras e aos agroecossistemas, como:

  • Proteger o solo da erosão;
  • Ajudar na economia de água nas propriedades;
  • Melhorar o solo e fazer adubação verde natural;
  • Ajudar no manejo natural do mato, de pragas e de doenças;
  • Atrair inimigos naturais e insetos polinizadores para as áreas agrícolas.

A floração abundante da estação também é uma característica positiva, pois agrada a todos pela beleza que cria nos campos cultivados, o que pode ser um diferencial em propriedades familiares que trabalham com agroturismo.

Clima favorável para as frutas e hortaliças

Engana-se quem pensa que o outono não é uma estação favorável ao plantio. Não só é favorável como é um período ideal para o cultivo de frutas e hortaliças em todas as regiões do país, principalmente devido às temperaturas mais amenas.

Entre as principais culturas que podem ser cultivadas por região, estão:

  • Norte: maracujá, cenoura, mamão, tomate, abobrinha;
  • Nordeste: melancia, feijão, alface, beterraba, moranga, abóbora e berinjela;
  • Centro-oeste: melão, alface, abóbora, pimentão, couve-flor e berinjela;
  • Sudeste: brócolis, cebola, rabanete, beterraba, manjericão e couve;
  • Sul: espinafre, couve, agrião, alface, espinafre, beterraba e rúcula.
Saiba que também é de extrema importância que você prepare suas máquinas e equipamentos agrícolas, pois, nesta transição de estação e mudança de temperatura esses equipamentos costumam apresentar falhas. Por esse motivo, é sempre bom ficar atento para evitar prejuízos.

Conte com os produtos da Gecal em todas as estações do ano

Seja no outono, no inverno, na primavera ou no verão, conte sempre a linha completa de produtos da Gecal para a correção e nutrição do solo para que possa colher o melhor do seu plantio em toda cultura agrícola.

Acesse nosso site ou entre em contato com um de nossos especialistas e saiba como podemos ajudar você e seu negócio em todas as estações do ano. Somos os principais aliados do produtor rural para que possa sempre transformar planejamento em produtividade.

Se gostou, você já sabe. Siga a Gecal nas redes sociais e fique por dentro de tudo o que rola por aqui.

Por João Lucas Silva 19 de fevereiro de 2025
Saiba como a Gecal impulsiona a sustentabilidade e inovação na economia verde e na transição energética. Continue a leitura!
Por João Lucas Silva 14 de fevereiro de 2025
Saiba como a Gecal impulsiona a sustentabilidade e inovação na economia verde e na transição energética. Continue a leitura!
Por João Lucas Silva 10 de fevereiro de 2025
Saiba como a correção do solo aumenta a eficiência dos fertilizantes e transforma a produtividade da lavoura. Confira no blog da Gecal!
Por João Lucas Silva 30 de janeiro de 2025
Descubra como o forno rotativo está revolucionando a produção de cal na Gecal, unindo tecnologia, eficiência e sustentabilidade.
Por João Lucas Silva 20 de janeiro de 2025
Saiba como escolher o tipo certo de calcário para lavoura e veja como calcário calcítico, dolomítico e GEOX podem transformar sua produção.
Por João Lucas Silva 8 de janeiro de 2025
Saiba como o calcário na produção de milho e soja no Brasil corrige o solo, melhora a absorção de nutrientes e potencializa a produtividade das lavouras.
Por João Lucas Silva 27 de dezembro de 2024
Explore as diferenças entre calcário calcítico e dolomítico, seus benefícios e como escolher o ideal para corrigir o solo e melhorar a produtividade.
Por João Lucas Silva 23 de dezembro de 2024
Descubra as ações sustentáveis Gecal e como estamos promovendo um futuro mais verde e responsável, do setor agrícola ao industrial.
Por João Lucas Silva 17 de dezembro de 2024
Explore os benefícios do calcário filler para a safra: correção rápida do pH, maior aproveitamento de nutrientes e melhoria da saúde do solo.
Por João Lucas Silva 13 de dezembro de 2024
Descubra onde surgiu a utilização do cal e como esse material transformou a construção, agricultura e indústria ao longo da história.
Show More
Share by: