
Linha Industrial
As principais utilizações industriais do calcário (calcítico e dolomítico) e da cal (calcítica e dolomítica), produzidos pela Gecal, compreendem os segmentos: Siderurgia, indústria química, açúcar e álcool, papel e celulose, mineração, tratamento de água e esgoto, alumínio, ouro, níquel, lítio, meio ambiente, curtumes construção civil e indústrias químicas em geral.
Benefícios
Alta reativade em refino primário, tratamento de efluentes líquidos, tratamento do caldo na usina sucroalcooleira.
Características
Granulado e em pó.
Economia
Reduz perdas por corrosão via escória ácida, correção do Ph em ETA e ETE para devolução ao meio ambiente.
Cal virgem calcítica
Cal virgem calcítica é um produto químico derivado do calcário calcítico, rico em carbonato de cálcio (CaCO₃). Esse tipo de cal é obtido através de um processo chamado calcinação, que consiste em aquecer o calcário em altas temperaturas, geralmente acima de 900 °C, em fornos especiais. Esse aquecimento provoca a decomposição do carbonato de cálcio, resultando na formação de óxido de cálcio (CaO), conhecido como cal virgem, e a liberação de dióxido de carbono (CO₂). Disponibilidade para o mercado: Big Bag e Agranel Inserir Foto do trello chamado (Cal Virgem Calcítica).


Cal virgem dolomítica
Cal virgem dolomítica é um proveniente da calcinação do calcário dolomítico, que é composto principalmente por uma mistura de carbonato de cálcio(CaCO₃) e carbonato de magnésio(MgCO₃). Durante o processo de calcinação, o calcário dolomítico da Gecal é aquecido a altas temperaturas, geralmente acima de 900 °C, nossos materiais desprendem de tecnologia de monitoramento específico para este produto. Esse aquecimento provoca a decomposição térmica do carbonato de cálcio e do carbonato de magnésio, resultando em umamisturade óxido de cálcio(CaO)e óxido de magnésio(MgO), que juntos forma cal virgem dolomítica, além da liberação de dióxidode carbono (CO₂). Disponibilidade para o mercado: Big Bag e Agranel.
Cal hidratada calcítica
Cal hidratada calcítica é um produto químico obtido pela hidratação da cal virgem calcítica. A cal virgem calcítica , quando misturada com água, em uma proporção controlada, sofre uma reação exotérmica (libera calor), formando hidróxido de cálcio (Ca(OH)₂).
Esse processo, chamado de hidratação, converte a cal virgem em um material estável e seguro para manuseio, reduzindo sua reatividade, O produto final é seco e moído até atingir a granulometria desejada, tornando-a adequada para diversas aplicações. Disponibilidade ao usuário: ENSACADO, BIGBAG, AGRANEL.


Cal hidratada dolomítica
Cal hidratada dolomítica é um produto químico obtido pela hidratação da cal virgem dolomítica. No processo de hidratação, a cal virgem dolomítica reage com água, que é feito de forma controlada, formando uma mistura de hidróxido de cálcio (Ca(OH)₂) e hidróxido de magnésio (Mg(OH)2). Essa hidratação torna o material mais estável, seguro para manuseio e adequado para uma variedade de aplicações, especialmente em áreas que requerem a presença de magnésio. Através de um alto padrão de qualidade e monitoramento, a Gecal garante uma qualidade única do produto e ainda, através de tecnologia de moagem e peneiramento, assegura a granulometria determinada pelo cliente. Disponibilidade para o Mercado: Big Bag e Agranel.
O calcário calcítico
O calcário calcítico é uma rocha sedimentar composta predominantemente por carbonato de cálcio (CaCO₃), a Gecal através de um rigoroso processo de monitoramento de suas jazidas, garante a pureza em suas rochas, assegurando ínicesacima de 95% neste produto, mantém também altos investimentos em moageme britagem, assegurando atender o mercado em qualquer granulometria demandada. O calcário calcítico GECAL é amplamente utilizado em diversos setores industriais devido à sua pureza, estabilidade química e abundância de disponibilidade. DISPONIBILIDADE AO MERCADO: AGRANEL-GRANULADO OU EM PÓ.


Calcário dolomítico
O calcário dolomítico é uma rocha edimentar composta predominantemente por uma mistura de carbonato de cálcio(CaCO₃)e carbonato de magnésio(MgCO₃). Para ser classificado como dolomítico, o teor de magnésio deve ser significativo, em média a Gecal mantém seus teores acima de 10% de MgO. Ele é processado em altos padrões de qualidade que garantem sua qualidade, principalmente granulometria. DISPONIBILIDADE AO MERCADO: A GRANEL-GRANULADO OU EM PÓ.